O que é Bricolagem

O que é Bricolagem.

Quando alguém usa de forma criativa os recursos disponíveis em diversas situações do dia dia como: pequenas construções, reparos, jardinagem, artesanato etc...os franceses se referem a isso como "Bricolage".

- Bricolagem (português brasileiro).

- Bricolage ou Bricolagem (português europeu).

- Do it youself ou DIY (termo criado pelos americanos na década de 1950).

O termo bricolagem está associado aos trabalhos manuais, feitos por lazer ou necessidade, evitando pagar para que outro faça aquilo que você mesmo pode fazer.

Na década de 1950 a mão de obra ficou muito cara nos Estados Unidos, analisando a situação os empresários da época tiveram uma grande visão criando produtos fáceis de serem usados, vendidos em embalagens com pequenas quantidades e com muita informação de uso e aplicação, incentivando assim o consumidor final a por a "mão na massa" o que eles chamaram de "do it yoursel" (DIY) ou seja, "faça você mesmo".

As lojas com produtos voltados ao faça você mesmo se desenvolveram por todo o mundo desde então.

No Brasil a Fixtil foi a pioneira a desenvolver produtos voltados para Bricolagem ou "faça você mesmo" que são distribuidos nas grandes redes de material para construção, homecenters, hipermercados, supermercados, com embalagens autoexplicativas, diferenciadas por cores que organizam e meloram a exposição no ponto de venda e facilitam a compra por parte do consumidor final.